the blog

15 de março de 2017

TEMOS DE FALAR SOBRE...ACNE! A MINHA HISTÓRIA ESTÁ AQUI


Hoje venho trazer-vos um assunto que, confesso, já queria ter trazido mais cedo, pois sei que existe muita gente com este “problema” principalmente adolescentes, no entanto adultos cada vez mais tendem a lhes ser diagnosticado mais tardiamente derivado ao stress do dia-a-dia, alterações hormonais, etc., as circunstâncias são enormes. Falamos de ACNE!

Eu posso dizer-vos na primeira pessoa que sofri deste problema durante quase dez anos, desde a minha adolescência até a minha fase adulta (24 anos), passei por um dermatologista (teria na altura 20 anos) em que achou que a melhor opção para mim seria a toma da pílula à qual tomei durante três meses seguidos e não obtive qualquer tipo de solução, pelo contrário, agora para além das borbulhas, a nível corporal estava a inchar bastante e foi nesse momento que achei que devia desistir deste tratamento que não me estava a levar a lado nenhum.

Passados quatro anos retornei às minhas consultas em outro, nesta caso outra, dermatologista especialista no caso, e após alguns exames os resultados indicavam que estávamos perante acne de tipo II (acne severo) que só poderia ser tratado com antibiótico – Isotretinoina, (somente prescrito com receita médica) este nome complicado é um composto que elimina o desenvolvimento de bactérias e inflamação na nossa pele. ATENÇÃO: Este tratamento tem de ser analisado, prescrito e acompanhado por um médico! 

Confesso que não é dos tratamentos mais fáceis de se fazer, foram três meses bem intensos, sendo que este custa um pouco mais, isto porque da segunda até à sexta semana a medicação expulsa tudo da nossa pele o acne tende a piorar um pouco mais, a pele fica mais sensível e a camada mais fina muito propícia a queimaduras solares caso não a protejamos correctamente, não só com os produtos prescritos pelo médico como o uso constante e obrigatório de protector solar factor 50. Muito importante mesmo!

Porém após esse tempo surgem melhoras bem visíveis. 

No final de todo o processo a minha pele ficou com um aspecto muito saudável, os poros dilatados desapareceram em 80%, a pele mais lisa e menos oleosa e as borbulhas…puf! Fora!  
Atenção que isto não significa que não voltem a reaparecer, já ouvi e li casos de pessoas que tiveram de repetir o tratamento mais que uma vez. 


Agora falando de produtos pós tratamento. Assim que terminei os que me foram prescritos pela médica optei por comprar um creme hidratante diário para eliminar imperfeições e a minha escolha recaiu pelo Normaderme da Vichy que no meu caso funcionou na perfeição aplicava duas vezes ao dia de manhã e à noite e ao fim de três meses notei que as imperfeições haveriam desaparecido e muito. Como produto de limpeza usava o gel de limpeza do trio 3 passos da Clinique 2 e fazia duas vezes por semana exfoliação com Nivea Pure Zone, quanto a mascaras…bem confesso que não fazia nenhuma, não por desleixo mas porque não era um passo que achasse importante nesta rotina. Quanto a maquilhagem, sempre usei (e continua a usar para uma cobertura alta quando assim preciso) a Dermablendda Vichy que dispensa apresentações é a melhor base de sempre sem efeito máscara e que cobre TUDO!

Mas agora vamos falar da minha rotina em 2017, levou uma reviravolta total as minhas necessidades são outras e a pele está bem diferente daquilo que era. As primeiras rugas começam a surgir, algumas manchas também, falta de hidratação e por vezes pequenas borbulhas, que é normal aparecerem em certas alturas e que teimam por vezes a secar. Mas para tudo há uma solução e eu vou partilhar convosco!

De dia voltei a usar o Normaderm da Vichy para atenuar o aparecimento daquelas pequenas borbulhas, actualmente o produto encontra-se com a sua fórmula renovada mais direccionado para um público mais adulto e logo de seguida aplico o protector solar Bronze 30 também da Vichy e deixo secar pelo menos 10 minutos e depois então é que aplico a maquilhagem.
À noite é todo um processo mais reforçado, durante o banho uso o gel de limpeza da L’Óreal e logo após uso o Revitalift Filler Serum da mesma marca para o preenchimento das minhas rugas de expressão, logo de seguida para atenuar e combater algumas manchas aplico o Picmentclar Serum da La Roche Posayque ainda estamos em fase de experimentação.


Depois antes de ir dormir aplico o meu Slow Age da Vichy para hidratar, corrigir e prevenir o aparecimento dos primeiros sinais ou desenvolvimento de envelhecimento da pele. Já para não descurar de uma boa mascara Detox da L’Óreal pelo menos uma vez por semana.
Falando assim até parece que demoro uma eternidade a aplicar tudo isto, mas na realidade em menos de dois minutos tenho tudo feito e acaba por virar um hábito bom!

E pronto, é isto, eu sei que foi um post bem longo e espero que tenha ajudado, lembrando sempre que cada tipo de pele é diferente e antes de começarem a usar qualquer produto relacionado com o tratamento ao acne a melhor coisa é sempre fazerem uma consulta num dermatologista especialista nesse tema. E mais importante que tudo, terem sempre CONFIANÇA e muito amor-próprio!

Se repararam eu refiro bastantes produtos da Vichy e é importante referir que não estou a fazer qualquer tipo de publicidade é a minha opinião pessoal e todos eles foram comprados por mim uma vez que vão ao encontro das minhas necessidades.
SHARE:

1 comentário

  1. Adorei o teu post.
    Nunca fui de ter muitas borbulhas, pontualmente aparecia uma ou outra mas dois dias depois estavam secas. A cerca de dois meses que ando com uma crise de borbulhas na zona do queixo e já experimentei imensos produtos que não deram em nada. Fiquei curiosa com esse Normaderm da Vichy, porque uso habitualmente o Aquatermal também da mesma marca.

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar

Blogger Template Created by pipdig